Tecnologia e Negócios

Para Sobreviver às Transformações da Indústria A&D, é Preciso Redefinir Inovação

A inovação sempre desempenhou um papel importante no sucesso das empresas aeroespaciais e de defesa (A&D). Porém, nos últimos anos tornou-se um fator ainda mais crítico, já que as empresas lutam para manter uma vantagem competitiva e se destacar da crescente concorrência. Aumentar a ênfase na inovação nem sempre é fácil – processos ultrapassados e soluções de software complicadas retardam todo o processo para muitas empresas A&D.

Inovar ou morrer

Nos últimos anos, o papel da inovação nas empresas A&D mudou de forma fundamental. Em primeiro lugar, a inovação é agora um imperativo do negócio e “o fator de sucesso mais importante”, de acordo com uma pesquisa da PwC de executivos A&D.

Em segundo lugar, as abordagens para a inovação A&D que funcionaram no passado já não vão bastar no futuro. Novamente, o mesmo relatório de pesquisa da PwC ajuda a explicar: “As empresas de Defesa precisam de ideias inovadoras para ajudá-las a explorar mercados adjacentes e a melhorar a acessibilidade dos seus produtos, enquanto as empresas comerciais precisam de ideias inovadoras para ajudá-las a superar seus concorrentes e reduzir o risco de investimento . Mas a inovação bem-sucedida pode ser ilusória, e ser o primeiro no mercado ou ter um produto diferenciado pode não ser o suficiente. O sucesso na economia de hoje requer o desenvolvimento de uma cultura de inovação equilibrada com uma rigorosa disciplina financeira, incluindo o retorno sobre a análise de investimentos.”

As forças motrizes desta mudança na inovação A&D são simplesmente uma manifestação da transformação em curso na indústria A&D em geral. As empresas A&D precisam redefinir o que significa inovação para seus negócios à medida que tentam se adaptar a um mercado que se move mais rapidamente, tanto em seus segmentos tradicionais quanto em novos segmentos onde esperam penetrar – e isso pode ser um desafio.

Há obstáculos no caminho

Para as empresas A&D, a combinação de novas forças de mercado e de processos internos desatualizados pode fazer com que a inovação – que gera um novo e tangível valor de negócios – seja importante para a sua sobrevivência e ao mesmo tempo mais difícil de executar.

Aqui estão alguns dos fatores fundamentais:

Falta de visão de mercado — Uma das macrotendências no setor – a necessidade das empresas A&D de buscarem negócios em novos segmentos da indústria e em novos países – está tornando a inovação mais difícil. Pode ser complicado criar uma inovação bem sucedida para um segmento específico, a menos que a equipe tenha uma compreensão profunda das questões subjacentes e das oportunidades nesse novo mercado. Conseguir esse nível de percepção de mercado não é fácil, e isso não acontece imediatamente. No entanto, parece que os líderes da indústria estão cientes do problema. Por exemplo, os executivos A&D que participaram de um estudo recente da KPMG disseram que o maior obstáculo à inovação foi a sua falta de conhecimento de novas áreas de mercado em potencial. A compreensão de um problema é sempre o primeiro passo para resolvê-lo.

Dificuldade em proteger a propriedade intelectual— Empresas A&D enfrentam o risco de que a sua nova propriedade intelectual (PI) seja roubada ou comprometida de alguma forma. Em geral, o problema de roubo de PI é particularmente preocupante no setor A&D. Para quantificar o problema em apenas um país, as perdas anuais de todas as empresas norte-americanas relacionadas ao roubo de PI são estimadas em cerca de US$ 300 bilhões, um montante igual ao valor total das exportações anuais dos EUA para a Ásia, de acordo com o “Relatório da Comissão sobre o Roubo de Propriedade Intelectual Americana”.

A globalização faz com que seja difícil neutralizar esse risco. À medida que a indústria A&D se torna mais global, também aumenta o número de parceiros de negócios localizados em outros países onde a proteção de PI é menos eficaz. Então, se uma peça importante de PI é roubada em um país estrangeiro, as empresas A&D podem ter pouco ou nenhum recurso legal.

Sem margem de erro para inovações equivocadas — O mercado A&D é cada vez menos tolerante a pesquisas e projetos que não gerem um valor de negócio tangível. Esta é outra manifestação das macrotendências na indústria, onde os fatores econômicos estão deixando as empresas A&D com menos margem de erro para qualquer coisa que não possa gerar valor direto de negócios aos clientes. Esta pode ser uma mudança radical para empresas de defesa, já que muitas delas, tradicionalmente, têm recebido o pagamento de seu investimento em inovação como parte de contratos com o governo. À medida que essas empresas se mudam para os setores comerciais adjacentes, este cenário confortável vem sendo substituído por uma situação muito mais arriscada.

Converter a inovação em um processo de negócios decisivo

Empresas A&D podem enfrentar melhor os desafios atuais da indústria ao incorporar sistematicamente novas formas de pensar e de trabalhar aos processos e produtos de suas organizações. A inovação não significa caos e, quando realizada de maneira estruturada , melhora o trabalho que já está acontecendo em toda a organização. Aqui estão algumas maneiras de introduzir mais inovação sem prejudicar seu negócio:

É preciso difundir— A inovação não deve se limitar às atividades de pesquisa e projeto. Quando as empresas A&D criam uma cultura de inovação em toda sua organização, elas podem obter mais benefícios comerciais. Evidências sugerem que mais e mais executivos A&D estão promovendo uma cultura de inovação. A PwC afirma em um artigo recente: “Nossa pesquisa indica que a inovação em modelos de negócios está se tornando um foco importante para muitas empresas AD&S (aeroespacial, de defesa e segurança). Quase um terço dos executivos AD&S (32%) esperam gerar inovações radicais ou marcantes nessa área ao longo dos próximos três anos. ”

Para criar uma cultura de inovação, primeiro é preciso criar ambientes de trabalho colaborativos, e a tecnologia da informação (TI) desempenha um papel fundamental nesse contexto. Segundo a IDC, os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) continuarão a ser a espinha dorsal da manufatura A&D. No entanto, os negócios A&D agora requerem o uso de uma nova geração de sistemas de ERP que possam aproveitar a computação em nuvem, a computação móvel, as ferramentas de negócios sociais e as análises de grandes dados.

Esta nova plataforma de TI promete criar um “ambiente colaborativo de tomada de decisões em tempo real, que será crucial para apoiar os fabricantes de A&D à medida que eles fazem a mudança de um negócio transacional para um em tempo real”.

A PwC também ajuda a fazer a conexão entre os ambientes de trabalho colaborativos e a inovação. Segundo um de seus relatórios, “a inovação não depende apenas da inteligência do seu pessoal – quanto e como essas pessoas inteligentes podem colaborar também é muito importante. Descobrimos que, em todos os setores, as empresas mais inovadoras colaboram muito mais frequentemente do que as empresas mais tradicionais. No setor AD&S, a colaboração é especialmente importante devido ao alto custo e aos longos prazos de entrega associados aos principais programas”.

Seu negócio deve orientar-se para o mercado — A inovação A&D precisa resolver uma necessidade reconhecida. “As inovações que não são valorizadas pelo cliente são essencialmente inúteis, não importando seu grau de sofisticação tecnológica”, segundo a PwC. “Então, para dar o primeiro passo em direção ao sucesso da inovação, é fundamental entender o que seus clientes necessitam e trabalhar em conjunto com eles”.

Torne-o financeiramente sólido — Para tornar a inovação mais difundida e mais orientada para o mercado, é preciso utilizar as mesmas métricas financeiras aplicadas em outras partes do seu negócio. Dado o elevado custo da inovação no setor A&D, é fundamental saber qual é o tipo de retorno que você está recebendo. Criar uma vantagem competitiva a partir da inovação e otimização de investimentos nessa atividade é especialmente importante no setor A&D, onde os acionistas e órgãos reguladores do governo estão prestando cada vez mais atenção ao retorno dos investimentos em P&D e em estratégias de inovação” segundo um relatório recente da PwC.

Torne-o ágil— Com a inovação, é importante levar seus sucessos para mercado mais rapidamente. E, dada a complexidade da maioria dos projetos de inovação A&D, isso é algo mais difícil de realizar aqui do que em muitos outros setores. Igualmente importante é a capacidade de identificar inovações que não vão atender às métricas financeiras essenciais e assim eliminar o prejuízo rapidamente, para que se possa avançar em direção a algo mais promissor.

Torne-o abrangente — As empresas A&D precisam definir de forma mais ampla o que compreende sua inovação orientada para o mercado. As inovações não têm que ser limitadas aos novos produtos desenvolvidos. Em muitos cenários, estabelecer parcerias com outras empresas pode gerar uma inovação melhor do que investir em novas tecnologias. Em seu relatório “A Global Aerospace & Defense Outlook”, de 2014, a KPMG informou que a maioria dos executivos que participaram da pesquisa compreendia esse fato. “Nove em cada dez entrevistados disseram acreditar que as parcerias – e não os esforços internos – vão caracterizar o futuro da inovação em suas organizações.”

Torne-o seguro — Em face do risco de roubo de PI, as empresas A&D precisam ter certeza de que estão prontas para proteger suas inovações e ainda assim trabalhar ativamente com novos parceiros em novos mercados. Implementar a correta estrutura de gerenciamento de dados é uma parte essencial do sistema de proteção de suas inovações. Proteger PI usando processos manuais ou colocando o departamento de TI como responsável pelas ações não permite criar uma cultura de inovação dinâmica que produza benefícios empresariais tangíveis.

Aceite a mudança

A transformação é o novo padrão de normalidade em A&D. Mudar sua abordagem para alcançar a inovação pode ser uma tarefa difícil, mas existem várias estratégias diferentes que podem ser implementadas para que a inovação trabalhe a seu favor. A seguir estão alguns pontos a considerar enquanto se pensa em como redefinir a inovação e transformar suas próprias operações:

  • Faça da inovação uma iniciativa estratégica para sua empresa.
  • Mude sua visão do que é exigido pela inovação.
  • Faça com que o pensamento inovador seja difundido em toda a organização.
  • Faça frente ao valor do cliente e centralize-se em todas as suas inovações, incluindo aquelas que você vai vender aos clientes e aquelas que vão melhorar suas operações empresariais em geral.

 

 

Os comentários estão desativados.