Tecnologia e Negócios

Como as empresas de alimentos e bebidas ganham uma vantagem competitiva

A importância de implementar uma estratégia de formulação de custo mínimo

Resumo executivo.

No setor de alimentos e bebidas (A&B), você só pode ser tão bom quanto suas fórmulas. Embora isso tenha sido verdade por um longo tempo, o que constituía uma estratégia de fórmula vencedora no passado não consegue mais atingir as metas. As empresas de A&B enfrentam hoje maiores pressões comerciais do que acontecia há poucos anos. O novo ambiente é caracterizado pelo crescente custo das commodities, pressão do preço dos varejistas e regulamentos mais rígidos. Os consumidores também estão desempenhando um papel, pois estão exigindo maior valor nutricional e o uso de ingredientes que consideram mais seguros e melhores para o meio-ambiente.

Nesse contexto, já não é suficiente formular produtos que atendam somente aos requisitos básicos. Atualmente, as empresas de A&B precisam de uma estratégia de formulação mais estruturada e disciplinada que vá além de simplesmente criar produtos que os consumidores irão comprar. De acordo com um estudo recente feito pelo Aberdeen Group, empresas de processo que desenvolveram fórmulas de forma estruturada com uma visão no sentido da otimização tiveram resultados comerciais significativamente melhores, incluindo uma mudança líquida de 15% no crescimento do faturamento e uma margem 3% maior em produtos novos.

Para as empresas de A&B, o novo padrão de excelência é a formulação de custo mínimo, uma nova metodologia que torna possível reagir melhor às restrições que são onerosas e mudam rapidamente. Com a maior agilidade possibilitada pela formulação de custo mínimo, as empresas de A&B são mais capazes de otimizar suas margens operacionais pelo aumento do faturamento e redução dos custos.

Neste white paper, vamos nos aprofundar naquilo que torna a formulação de custo mínimo a forma ideal para que as empresas de A&B superem seus principais desafios comerciais. Oferecemos uma visão geral daquilo que a estratégia de formulação de custo mínimo deveria se parecer. Também fornecemos uma visão geral de como a Infor™ está integrando capacidades no gerenciamento de ciclo de vida do produto e no planejamento da cadeia de fornecimento para dar às empresas de A&B uma opção líder no setor para implementar a formulação de custo m

Para alimentos e bebidas, o aperto começou.

Em uma empresa de A&B, você sabe que não há espaço para folgas em suas operações. Todas as clientelas na sua cadeia de valores esperam mais da sua empresa. Por exemplo:

Os consumidores querem mais variedade, assim como alimentos mais saudáveis e saborosos, e eles querem esses produtos mais valiosos pelo mesmo preço ou menos. Eles apoiam essas exigências em um maior interesse para aprender mais sobre os alimentos e bebidas que consomem. Em resposta, algumas cadeias de supermercado estão comprando serviços de empresas de avaliação de alimentos que oferecem soluções para avaliar o valor nutricional dos produtos nas prateleiras.

Os varejistas também querem que as empresas de A&B ofereçam mais por menos. Igualmente pressionados pelos consumidores e concorrentes, eles querem preços de atacado menores e entrega mais rápida dos produtos. Também querem transferir o máximo possível de riscos para os fornecedores de A&B, assim como ganhar eficiência pela redução do número de fornecedores para um dado produto. Isso leva a uma pressão ainda maior sobre a empresa de alimentos e bebidas para que supere o desempenho de seus concorrentes.

Os acionistas querem aquilo que sempre quiseram – mais faturamento, lucro e um melhor retorno do investimento.

Os fornecedores aumentam ainda mais a pressão sobre as empresas de A&B com preços maiores e flutuações de qualidade e na constituição química dos ingredientes que fornecem. De acordo com vários relatórios, os preços de commodities alimentícias parecem ter uma tendência ascendente.

Os órgãos reguladores estão reagindo às preocupações de segurança de produtos alimentícios e preocupações com o meio-ambiente com maior supervisão e regulamentos mais rígidos. Nos últimos anos, houve diversos recalls de alto nível de alimentos, doenças de consumidores e mortes causadas por alimentos contaminados.

Como as empresas de A&B podem reagir.

Com essa pressão adicional dos interessados, as empresas de A&B só poderão ter êxito se encontrarem uma forma de oferecer um valor maior, mais rápido e por um custo menor. Uma resposta bem sucedida ao ambiente de negócios atual vai incluir invariavelmente um gerenciamento mais eficaz das restrições operacionais, possibilitado em parte por uma estratégia de formulação melhorada. As empresas de alimentos e bebidas podem superar seus desafios operacionais se:

  1. Entregarem produtos com maior valor nutricional e menos alérgenos. Com os consumidores mais focalizados na qualidade, incluindo conteúdo calórico e alérgenos como glúten de trigo, as empresas de A&B precisarão reformular muitos dos seus produtos para aumentar o valor nutricional ou eliminar componentes indesejáveis. Fazer isso enquanto mantêm os atributos existentes do produto quanto ao sabor e ao preço pode ser um desafio de formulação.
  2. Criar maior agilidade de fórmula. Ingredientes como carne bovina, frango, leite e até batata têm qualidade e constituição química consistentes e as empresas sempre precisam ajustar a formulação para manter a consistência no seu produto final. Da mesma forma, perturbações causadas pelo clima e problemas geopolíticos não são novidades. O que é diferente hoje é o contexto comercial. Os consumidores e varejistas têm expectativas mais altas de qualidade, disponibilidade e desempenho de preços dos produtos. O ônus é da empresa de A&B para criar fórmulas que mitiguem melhor os problemas de variabilidade e disponibilidade dos ingredientes baseado em sazonalidade e perturbações não previstas. As fórmulas também precisam abordar a necessidade de que os produtos mantenham seu valor nutricional e sabor ao longo de um prazo de validade mais longo.
  3. Reduzir os custos continuamente. Com as tendências de aumento dos custos das commodities alimentícias, de produção e de distribuição e com a pressão de redução dos preços pelos varejistas, as empresas de A&B podem se voltar para a formulação para obter maior eficiência e menores custos.

Minimizar o impacto no meio-ambiente. Uma formulação mais inteligente tem um papel a desempenhar na conformidade com o crescente foco em segurança alimentar, assim como na necessidade de atender regulamentos ambientais, como minimizar o uso e a descarga de água.  Formulação de custo mínimo: a visão no seu negócio. Com a formulação de custo mínimo, as empresas de A&B podem oferecer um valor novo e mais alto aos interessados internos e externos. Em vez de apenas entregar os produtos básicos que os consumidores comprarão, a formulação de custo mínimo pode ajudar as empresas de A&B a oferecer maior valor do produto ao mesmo tempo em que otimizam as operações para aumentar o faturamento e reduzir os custos.

Com esse tipo de promessa comercial, as empresas de A&B precisam olhar seriamente para a formulação de custo mínimo. Ao considerar a adoção de uma solução de formulação de custo mínimo, as empresas de A&B devem buscar pelos seguintes atributos:

  1. Fazer melhorias incrementais nos processos comerciais existentes pode ajudar a gerenciar melhor as restrições, mas esta abordagem pode não fazer o suficiente. Para realmente superar o impacto adverso de restrições onerosas e em rápida mudança, as empresas de A&B precisam encontrar formas mais inteligentes de trabalhar. Adotar a formulação de custo mínimo é uma das estratégias mais promissoras.
  1. Análise. A solução tem a capacidade de analisar rapidamente restrições de fornecimento, produção e demanda complexas e variáveis, assim como considerações financeiras para produzir dados de qualidade para basear as decisões de formulação?
  2. Automação. As fórmulas podem ser automaticamente otimizadas em relação a restrições para economizar tempo, evitar interrupções e aumentar a clareza e consistência das informações em toda empresa?
  3. Agilidade de P&D. A pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é apoiada pelo acesso direto a informações internas e da cadeia de fornecimento? Existem capacidades para redução das etapas de formulação de forma que os novos produtos e as reformulações sejam mais rápidas e mais sensíveis às demandas?
  4. Eficiência de fabricação. A solução provê certeza sobre os níveis requeridos de produção com base no fornecimento, demanda e capacidade, de forma que você possa minimizar os custos de fabricação?
  5. Visibilidade do fornecedor. A solução tem recursos específicos para facilitar a visibilidade dos sistemas dos fornecedores para dar uma imagem real das restrições e disponibilidade de materiais, de modo que você possa adquirir os materiais corretos pelo custo e cronograma de entrega mais vantajosos?
  6. Distribuição. A solução oferece capacidades específicas para custear adequadamente os produtos acabados e otimizar a eficiência do armazém?

O que a formulação de custo mínimo está fazendo para uma empresa.

Um grande produtor de laticínios está trabalhando junto com a Infor para desenvolver e implementar uma estratégia de formulação de custo mínimo para otimizar sua linha de produção. Como qualquer outro produtor de laticínios, a empresa precisa lidar com muita variabilidade no fornecimento de matérias primas. Além das flutuações na quantidade de leite disponível e de onde ele vem, há amplas variações no conteúdo nutricional da matéria prima. A quantidade de gordura, cálcio e vitamina D no suprimento de leite varia por causa da variação na dieta das vacas. Mas o produtor de laticínios precisa manter a consistência de seus queijos, sorvetes e iogurtes e deve assim alterar frequentemente as fórmulas para compensar as variações na matéria prima.

A empresa está implementando uma estratégia de formulação de custo mínimo projetada para otimizar as fórmulas de produção em relação a múltiplas restrições, incluindo especificação do produto, custo, inventário e programação de processamento de lotes. Como resultado, a empresa pode analisar variáveis complexas e criar uma fórmula de custo mínimo em menos de cinco minutos.

Por exemplo, a empresa tem um contrato para fazer iogurte congelado aromatizado de acordo com requisitos precisos de sabor e conteúdo nutricional. Eles estão usando uma formulação de custo mínimo para atender a esses requisitos, assim como suas próprias restrições de custo. Usando a formulação de custo mínimo para fazer uma abordagem holística que inclui critérios de produto e de custo, a empresa é capaz de produzir o iogurte congelado de forma lucrativa.

A solução de formulação de custo mínimo baseada na Infor permite que a empresa de laticínios:

  1. Otimize a produção para fórmulas com a maior margem.
  2. Melhore a colaboração em toda a empresa em com os parceiros da cadeia de fornecimento.
  3. Reduzir o tempo para o mercado de novos produtos que atendam requisitos específicos do cliente.

A Infor oferece uma abordagem exclusiva para a formulação de custo mínimo.

A Infor desenvolveu uma abordagem exclusiva para ajudar as empresas de A&B a implementar uma estratégia de formulação que diferencie seus produtos e ajude a ganhar participação no mercado. A nova estratégia inovadora se apoia nos 30 anos de suporte da Infor para o setor de A&B e no suporte atual para 20 das maiores empresas de A&B do mundo.

Integrando as capacidades das soluções Infor Optiva e Infor Advanced Planning, a Infor criou uma abordagem holística para a formulação de A&B. A estratégia de formulação de custo mínimo da Infor ajuda as empresas de A&B a entender melhor suas restrições operacionais, analisar as restrições e criar automaticamente uma fórmula de custo mínimo que também atenda a todos os demais requisitos.

Na abordagem de formulação de custo mínimo da Infor, as empresas de A&B utilizam o Infor Optiva para criar a especificação do produto baseada nos requisitos do cliente. Eles enviam a especificação para a solução de planejamento da Infor, a qual cria a fórmula otimizada. As informações da fórmula são enviadas de volta para a solução PLM, na qual são criadas as informações de etiquetas e outras informações de embalagem. Depois, eles enviam as informações para a solução de planejamento de recursos empresariais para fabricação.

Com as capacidades de formulação de custo mínimo da Infor, as empresas de A&B podem:

  1. Simplificar os processos de desenvolvimento de produto. Podem simular e modelar as fórmulas do produto para garantir que os atributos finais do produto atendam os objetivos e obedeçam os regulamentos e possam gerenciar precisamente as especificações do produto.
  2. Simplificar o processo de gerenciamento da cadeia de fornecimento. Eles podem usar algoritmos baseados em restrições especialmente desenvolvidos para analisar as restrições de forma holística, facilmente modelar e comparar diferentes estratégias e formulações e calcular as implicações das opções de decisão.
  3. Adaptar-se rapidamente a requisitos novos. As capacidades de formulação de custo mínimo da Infor são facilmente configuráveis, facilitando a rápida adaptação e mudança de fórmulas, conforme ditado pelas necessidades comerciais.

Conclusão.

O ambiente comercial atual torna imperativo que as empresas de A&B melhorem continuamente sua capacidade de resposta às exigências dos consumidores, varejistas, agências reguladoras do governo, acionistas e fornecedores. A Infor acredita que há um argumento convincente para que as empresas de A&B implementem uma estratégia de formulação de custo mínimo que otimize o processo de criação de novas fórmulas e a qualidade de cada fórmula. A formulação de custo mínimo pode ajudar as empresas de A&B a:

  1. Entregar novos produtos ao mercado mais rapidamente.
  2. Responder melhor às mudanças das exigências do consumidor, atendendo ou superando os requisitos de sabor e ingredientes.
  3. Menores custos de produção.

Atender facilmente todos os requisitos de segurança alimentar e outros requisitos

Os comentários estão desativados.