Tecnologia e Negócios

Cinco razões para mudar para a nuvem

A crise econômica fez com que muitos fabricantes de automóveis e fornecedores saíssem do negócio, diminuíssem drasticamente o seu tamanho ou passassem por consolidações dolorosas. Aqueles que sobreviveram não puderam manter o custo de carregar o excesso de capacidade como haviam feito até então.

As coisas melhoraram significativamente em algumas regiões, com as montadoras de automóveis aproveitando o crescimento e rentabilidade em níveis de pré-recessão.

Um planejamento de recursos empresariais em nuvem (ERP) é o único capaz de lidar com as diversas necessidades e desafios da indústria automotiva global. Sistemas ERP em nuvem podem ajudar a liberar capital, ao dar a flexibilidade necessária para atender às crescentes necessidades operacionais.

Abaixo estão as cinco razões pelas quais mudar para uma solução ERP em nuvem faz sentido:

  1. Redução de custos

Numerosos estudos mostram que mudar para a nuvem pode reduzir significativamente os custos. Uma pesquisa feita pela Computer Economics mostra que as organizações que mudaram a maioria ou todos seus sistemas para a nuvem viram uma média de 15% de redução nas despesas de TI. Essa redução não vem somente de uma redução em despesas com a central de banco de dados como também de custos no setor pessoal de TI.

Além disso, implementações baseadas em nuvem normalmente requerem menos recursos para desenvolvimento e testes, com vendedores em nuvem que geralmente fornecem a maior parte do suporte e manutenção de aplicativos. Como resultado, as empresas que implementam aplicativos em nuvem gastam 40% a menos em consultoria e 25% a menos em suporte de pessoal do que as empresas que implementam aplicativos on-premise, de acordo com um estudo da Nucleus Research.

Soluções em nuvem são tipicamente mais efetivas em termos de custos que soluções on-premise. Um estudo feito pela Strategy& descobriu que o total do custo de ter uma solução em nuvem pode ser de 50 a 60% menor do que para soluções tradicionais em um período de 10 anos.

Ao libertar-se de despesas de capital que seriam usados para manutenção e implementação em soluções on-premise, as empresas ficam com mais dinheiro disponível para impulsionar às iniciativas de crescimento.

  1. Acelera o rendimento

Com a nuvem, as implementações são mais rápidas, há menos lentidão durante a implementação e não há necessidade de investir capital em melhorias de infraestrutura. De acordo com a Strategy&, implementações em nuvem podem estar instaladas e funcionando em menos de 4 a 8 meses, em comparação aos 12 a 36 meses para soluções on-premise. Como as implementações em nuvem exigem menos suporte interno – tanto em termos de estrutura física como de recursos humanos – as empresas geralmente experimentam pouca interrupção dos negócios durante o processo. E sem a estrutura física que as soluções on-premise exigem as empresas não precisam investir capital em novos equipamentos de TI durante a implementação ou durante as atualizações subsequentes.

  1. Rápido crescimento

Como as implementações em nuvem não requerem a instalação de nenhuma infraestrutura física, elas ajudam a tornar significativamente menos caras e em menos demorado para estabelecer uma presença comercial em lugares novos e remotos. Se um negócio é bem sucedido, as empresas podem rapidamente e facilmente dimensionar a solução para atender às necessidades de expansão. Se o empreendimento esta falido, o investimento mínimo em implementação de nuvem para aquele local representa uma perda muito menor do que uma empresa incorreria com uma solução on-premise.

Uma solução ERP em nuvem é também muito mais fácil de atualizar que soluções on-premise. Na maioria dos casos o fornecedor ERP vai aplicar automaticamente patches e atualizações. Isso significa que a solução será sempre atual é capaz de atender às necessidades do negócio, processos, regulamentos e exigências, à medida que evoluem ao longo do tempo.

  1. Melhora a eficiência

O crescimento de um negócio só é rentável se está equilibrado com o crescimento de giros de estoque, processos consolidados, ganhos de eficiência e redução de outros custos operacionais. Soluções em nuvem são ideias para melhorar a eficiência das operações de produção porque elas podem ajudar a atomatizar muitas das etapas típicas em processos de negócios automotivos, substituindo atividades manuais e eliminando virtualmente a necessidade de duplicar a entrada de dados.

Na indústria automotiva as operações de produção estão espalhadas através de uma complexa cadeia de valor composta por vários fornecedores e fabricantes de equipamentos originais (OEMs). De acordo com o IDC, 22% dos fabricantes de automóveis possuem estratégias em nuvem ou um roteiro, no lugar. Implementações de ERP em nuvem podem ser o caminho para dar suporte a um alto grau de coordenação e colaboração entre OEMs e fornecedores.

Um sistema ERP em nuvem para toda a empresa também pode brindar a capacidade de detecção precoce e acesso em tempo real às informações sobre capacidade, disponibilidade, qualificações e interdependências de empregados, ferramentas e materiais de dados. Como resultado, os fabricantes tem acesso às informações que eles precisam para ajustar programas e evitar potenciais interrupções.

  1. Melhora a visibilidade

Um sistema ERP em nuvem também fornece uma visibilidade completa em toda a empresa. Por exemplo, com acesso a informações sobre recursos de chão de fábrica, os fabricantes podem usar os recursos limitados de forma mais efetiva, encontrar áreas onde eles possam aumentar o rendimento e a eficiência e fornecer melhor material e gestão de ativos. Sendo capazes de ver como todas as peças se encaixam – em tempo real – finalmente os ajuda a operar de modo mais eficiente e a tomar melhores e mais rápidas decisões.

Com uma solução ERP em nuvem, as empresas também ganham acesso a ferramentas robustas de colaboração. Com recursos de colaboração que se estendem a toda a empresa e aos fornecedores, eles podem identificar problemas em potencial, de forma mais rápida e apurada, analisá-los mais profundamente, descobrir o que está realmente os motiva e identificar soluções antes que os problemas possam criar gargalos.

Preparando-se para o futuro

Assim como fornecedores e fabricantes se preparam para superar as limitações de capacidade de fábricas e instalações e aproveitar as novas oportunidades de crescimento, eles precisam de capital para investir e a infraestrutura para dar suporte ao cenário de negócios em evolução e ser capazes de mudar rapidamente de direção à medida que o mercado exigir.

Uma solução ERP em nuvem oferece tudo que uma empresa precisa para liberar capital e responder rapidamente a qualquer surpresa que o mercado possa apresentar.

 

Os comentários estão desativados.